Consumidor deve atualizar programas e ficar atento às propagandas por e-mail
- Atualize sempre o sistema operacional, o navegador e os serviços de antivírus, antispyware e firewall
- Não faça compras usando um computador que você não tem certeza estar seguro. Qualquer tipo de transação precisa ser feita do computador pessoal. Jamais em LAN houses e computadores de amigos, parentes ou do trabalho
- Cuidado com as propagandas recebidas por e-mail. Muitas podem ser falsas e levar o internauta a sites que se parecem com os mais famosos para compras online, mas na verdade são falsos e “roubam” os dados das pessoas
- Ative a opção filtro de anti-spam do e-mail e entre no site de compras digitando diretamente o endereço no navegador
- Compre em sites que foram recomendados por amigos e parentes
- Confira em sites que comparam lojas virtuais a reputação do lugar onde você vai comprar. Além de métodos próprios de avaliação, esses sites têm espaço para comentários dos consumidores. Outra dica é consultar informações sobre a loja em páginas exclusivas para registros de reclamações
- Não compre em sites que não ofereça navegação e transação seguras. A imagem de um pequeno cadeado fechado exibido no rodapé do navegador é sinal de segurança, desde que você clique no objeto e confira o nome da loja e se a data de validade desse certificado de segurança ainda não expirou
- Fique de olho na política de privacidade das lojas virtuais e não compre em sites que não apresentem claramente a garantia de que seus dados, em hipótese alguma, serão repassados para outras empresas
- Desconfie de promoções com vantagens fora do comum
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