Planejar momentos de descanso com os de estudo ajuda a manter o foco nessa fase
Antes de prestar qualquer concurso, os candidatos devem ficar atentos para as dicas essenciais durante a longa de estudos. Abaixo, o professor Vivaldo Pereira, da Central de Concursos, destacou as dez mais importantes:1) Defina um foco. Em que área você gostaria de trabalhar: jurídica, fiscal, bancária, policial, militar, legislativa? Cada tipo de carreira exige preparação específica e fica mais fácil estudar para uma área só, porque as matérias são as mesmas ou parecidas.
2) Planeje seu tempo, definindo quantas horas você vai estudar por dia. Uma sugestão é estudar duas horas antes da divulgação do edital e, depois, de três a seis horas.
3) Converse com a família sobre a sua nova rotina e peça para não ser interropido desnecessariamente quando estiver com as apostilas.
4) Conheça as características das provas que você pretende prestar. Cada organizadora de concurso segue uma linha. A Fundação Carlos Chagas, por exemplo, usa textos grandes e exige boas doses de interpretação. Já a Escola de Administração Fazendária cobra mais definições e conceitos.
5) Faça provas anteriores e simulados - muitos estão disponíveis gratuitamente na rede. Mas cuidado para ficar só nisso. Questões de legislação, por exemplo, estão sempre mudando.
6) Estude sempre cinco matérias básicas para qualquer concurso: língua portuguesa, interpretação de texto, matemática e raciocínio, informática e atualidades.
7) Para estudar informática, não adianta saber fazer. É preciso entender a lógica do funcionamento dos softwares e da internet e saber explicar os caminhos que você faz para configurar alguma preferência, por exemplo.
8) Escolha duas matérias para estudar no dia e vá revezando os assuntos ao longo da semana. Faça anotações enquanto lê e resolva o máximo de exercícios que puder.
9) Não fique sem tirar dúvidas. Há fóruns na internet onde é possível conversar com outros concursandos e até professores.
10) Reserve momentos de descanso e lazer e evite estudar aos finais de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário